sexta-feira, 10 de maio de 2013

Entre a Citação e o Fragmento (1)

CITAÇÃO

"O Socialismo ou é ética social em acto ou não é nada- Estou certo de pouca coisa, mas não duvido de que o futuro para o Socialismo ou se alimenta dessa convicção - e das consequências práticas que dela relevam - ou se converterá numa legenda sem leitura e sem leitores."

Eduardo Lourenço, "Socialismo: que futuro?" (1979), A Esquerda na Encruzilhada ou Fora da História? - Ensaios Políticos. Lisboa: Gradiva, 2009.

FRAGMENTO

A "ética social em acto" é o grande desafio da Esquerda em Portugal. Os quatro partidos políticos da esquerda parlamentar (PS, PCP, PEV, BE) têm duas hipóteses: ou permanecem cada um no seu mundo, afastando-se progressivamente da realidade do país; ou esquecem a minúcias ideológicas que os separam, que são mais históricas do que reais, e centram-se nessa imperativo que é a "ética social em acto". O bolor da suposta solidariedade da Direita já revelou que não passa de uma propaganda, de palavras vazias, distantes da humanidade. Assim, a esperança de um povo reside na necessidade de uma ética social, de uma prática que se reflicta na vida das pessoas. Antes do capital, da dívida e da austeridade está o humano. E um verdadeiro socialismo, adequado ao século XXI, é a única forma de preservar a dignidade humana.   

Sem comentários:

Enviar um comentário